Iluminando os modelos!
Em nossa terceira aula de EDA II, aprendemos a simular
diversas opções de fontes luminosas artificiais que utilizamos no mundo real.
Entre as características que expressam essa realidade ao modelo, podemos
alterar a intensidade, o alcance, a dispersão, a cor e a direção.
Utilizamos o mesmo ambiente que criamos na aula passada, adicionamos
um plano de base para a criação do modelo 3D e ativamos a emissão de sombras do
Sketchup.
Após, criamos uma luz em formato retangular e vimos como
alterar os parâmetros de edição de luz, para que haja ou não a emissão de luz
dos dois lados deste retângulo, para que este retângulo torna-se ou não
invisível, para que haja ou não o decaimento da luz, para realçar a iluminação
ou entrada de luz em ambientes fechados.
Em seguida, simulamos lâmpadas comuns, emitindo feixes de
luz em todos os sentidos – a “luz Omni”. Bem como com a luz em formato
retangular, vimos os parâmetros de edição de luz, onde simulamos o decaimento
real, o alcance infinito e a perda do alcance infinito da luz.
Vimos como tornar um material em um emissor de luz,
adicionando um novo layer a um material já criado – no caso, um dos blocos
feitos na aula passada.
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