quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aula III (03/04/2014)

Iluminando os modelos!




Em nossa terceira aula de EDA II, aprendemos a simular diversas opções de fontes luminosas artificiais que utilizamos no mundo real. Entre as características que expressam essa realidade ao modelo, podemos alterar a intensidade, o alcance, a dispersão, a cor e a direção.
Utilizamos o mesmo ambiente que criamos na aula passada, adicionamos um plano de base para a criação do modelo 3D e ativamos a emissão de sombras do Sketchup.
Após, criamos uma luz em formato retangular e vimos como alterar os parâmetros de edição de luz, para que haja ou não a emissão de luz dos dois lados deste retângulo, para que este retângulo torna-se ou não invisível, para que haja ou não o decaimento da luz, para realçar a iluminação ou entrada de luz em ambientes fechados.
Em seguida, simulamos lâmpadas comuns, emitindo feixes de luz em todos os sentidos – a “luz Omni”. Bem como com a luz em formato retangular, vimos os parâmetros de edição de luz, onde simulamos o decaimento real, o alcance infinito e a perda do alcance infinito da luz.
Vimos como tornar um material em um emissor de luz, adicionando um novo layer a um material já criado – no caso, um dos blocos feitos na aula passada.

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