quarta-feira, 14 de maio de 2014

Renderização

Primeiro trabalho realizado!


Venho aqui, por meio deste, compartilhar com vocês meu primeiro trabalho - que será avaliado - feito através do SketchUp e do plugin V-Ray. Tive algumas infelicidades no decorrer do processo, desde a escolha das imagens de fundo até a renderização propriamente dita. Não é fácil fazê-lo, porém apresenta um resultado satisfatório quando bem feito. Segui basicamente os passos das postagens anteriores e realizei inserções através do Photoshop, tanto da banca de jornal e revistas (trabalho final integrado do primeiro semestre do curso de Arquitetura) quanto silhuetas de pessoas, sombras e árvores. Espero que gostem.

Foto inserção da banca de jornal renderizada no período diurno:


Foto inserção da banca de jornal renderizada no período noturno:





segunda-feira, 12 de maio de 2014

Banca Universitária


Pra quem ainda não conhece, essas foram as pranchas apresentadas por mim e minha dupla, Glaucy, durante a apresentação do trabalho final integrado do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, onde nos foi proposto que fizessemos um projeto de uma Banca de Jornal de Revistas, a ser locada em um lugar de nossa preferência. Escolhemos a própria UFJF e a Faculdade de Engenharia, onde passamos a maior parte de nossos dias.
Essas pranchas contam como a nossa Banca surgiu, os conceitos, levantamento de dados e o projeto propriamente dito. Além delas, também foi apresentada uma maquete feita por nós. 
A Banca utilizada para a realização dos trabalhos que serão publicados em seguida também é de nossa criação, porém não foi a escolhida por nós para a apresentação final.




quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aula IV (10/03/2014)

Quarto Passo!


Alguns trabalhos de alunos de EDAII, turma do segundo semestre de 2013.
A quarta aula da disciplina de Expressão Digital Artística, módulo II, foi dividida em duas partes.
Em um primeiro momento, vimos a possibilidade de minimizar o tempo de renderização em testes iniciais através da aba “override materials”, que desconsidera os materiais, desabilita reflexos, transparências, brilhos, entre outros.
Vimos também as configurações de luz e plano de fundo da cena, onde o “GI” defini o padrão de cores emitidos no modelo 3D, o “BG” define as cores de plano de fundo e o “BG”, quando desativado, representa a iluminação noturna.
O segundo momento, foi a apresentação de trabalhos do semestre passado, feitos pelos alunos de EDAII do segundo semestre de 2013, para servir como exemplo e inspiração para o nosso trabalho, que será o próximo passo a seguir na disciplina.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aula III (03/04/2014)

Iluminando os modelos!




Em nossa terceira aula de EDA II, aprendemos a simular diversas opções de fontes luminosas artificiais que utilizamos no mundo real. Entre as características que expressam essa realidade ao modelo, podemos alterar a intensidade, o alcance, a dispersão, a cor e a direção.
Utilizamos o mesmo ambiente que criamos na aula passada, adicionamos um plano de base para a criação do modelo 3D e ativamos a emissão de sombras do Sketchup.
Após, criamos uma luz em formato retangular e vimos como alterar os parâmetros de edição de luz, para que haja ou não a emissão de luz dos dois lados deste retângulo, para que este retângulo torna-se ou não invisível, para que haja ou não o decaimento da luz, para realçar a iluminação ou entrada de luz em ambientes fechados.
Em seguida, simulamos lâmpadas comuns, emitindo feixes de luz em todos os sentidos – a “luz Omni”. Bem como com a luz em formato retangular, vimos os parâmetros de edição de luz, onde simulamos o decaimento real, o alcance infinito e a perda do alcance infinito da luz.
Vimos como tornar um material em um emissor de luz, adicionando um novo layer a um material já criado – no caso, um dos blocos feitos na aula passada.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aula II (27/03/2014)

Primeiros passos...


A segunda aula da disciplina de EDAII iniciou-se com a apresentação de alguns recursos do V-Ray, que é um software ou um plugin, que proporciona excelente acabamento, iluminação e renderização de modelos tridimensionais, criados em programas como o Sketchup.
Após a apresentação do plugin, fomos á prática!
Criamos um ambiente de 8mx8m, com 3m de pé direito, e inserimos três blocos.
Após a inserção destes blocos, aplicamos cores e texturas no ambiente segundo recursos do Sketchup, em seguida, modificamos as configurações de render conforme o andamento dos testes feitos em sala, e por fim, aplicamos os materiais segundo as edições do V-Ray, não mais do Sketch.
Através do V-Ray, podemos alterar o índice de refração, polimento, reflexão, entre outras opções, que conferem uma qualidade melhor ao ambiente, mais próxima da realidade.
Uma terceira parte da aula foi a renderização dos blocos dispostos no ambiente. No primeiro bloco, modificamos a transparência, no segundo, a refração, e o terceiro, deixamos de modo “original” para compararmos os efeitos.
Em seguida, criamos um painel de vidro dentro do ambiente, de frente aos blocos, onde trabalhamos com a transparência e refração, que permite que a transparência desse painel seja mais “limpa” ou impeça a visualização do que está atrás dele.
Por fim, transformamos este painel de vidro em um painel de laca branca, alterando os parâmetros através do plugin V-Ray, e aprendemos a adicionar materiais como espelho, por exemplo.

Á esquerda: atividade final (inserção de espelho, painel de laca branca e inserção de transparência/refração nos blocos)
Á direita: painel de vidro temperado verde de 8mm; painel de laca branca.